domingo, 28 de junho de 2015

Destinação do lixo do Seridó é debatida em Currais Novos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoverá duas oficinas sobre o Plano de Resíduos Sólidos na região do Seridó, a primeira delas ocorrerá na manhã desta terça-feira (30), no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), em Currais Novos, enquanto à tarde o evento serão na Câmara Municipal de Parelhas.

O secretário José Mairton de França disse que os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos das duas regiões já foram contratados pela Semarh, e estão sendo executado pela empresa Veritas. “A Semarh está convocando os municípios a participarem da formulação desse plano, através destas oficinas. O Plano irá revisar a situação dos resíduos sólidos e visa propor orientações detalhadas sobre a sua gestão integrada, nas duas regiões, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse ele.

Segundo o secretário, a Semarh concluiu dois projetos para a construção de sistemas de aterro para destino final de lixo. Um será construído em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do Seridó e o outro em Assu para priorizar mais 23 municípios da região do vale do Açu. “Estamos aguardando a liberação da área desapropriada pela prefeitura de Pau dos Ferros para a conclusão do projeto executivo do aterro sanitário de Pau dos Ferros, que atenderá 44 municípios do Alto Oeste”, finalizou o secretário. 

Por ocasião das oficinas, a Semarh apresentará e discutirá com técnicos da área ambiental e da sociedade civil, gestores públicos dos municípios e representantes do setor patronal, o panorama de resíduos sólidos da região. Durante a reunião, vai se conhecer um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos, de cada região, contendo a caracterização socioeconômica e ambiental das atividades geradoras de resíduos bem como a identificação dos passivos ambientais e das áreas degradadas.

Nenhum comentário: